O namorado ajoelhou, a aliança está no dedo e o planejamento do casamento já começou! Pura felicidade e ansiedade, não é mesmo?! Pois agora é hora de anunciar seu casamento de uma forma única, especial e divertida! Essa é a função básica do conhecido cartão Save the Date: dar um toque nos amigos de que você está noiva e de que é melhor eles reservarem o seu dia no calendário ou haverá problemas! ;)

Save The Date: anunciando com estilo!

Anúncio de casamento criado pelo fotógrafo de casamento Rafael Soares

Esse pré-convite anuncia oficialmente a data do seu casamento e avisa seus convidados de que eles serão, de fato, convidados para o grande dia. É mais uma ferramenta para garantir que todas aquelas pessoas especiais para você possam comparecer à celebração, afinal seria muito triste não contar com a presença dos mesmos por conta de um compromisso de trabalho ou uma viagem de negócios marcada para o mesmo fim de semana, por exemplo. Portanto se você quiser garantir a presença de todo mundo, mande um save the date!

Quando enviar o save the date?

De maneira geral, a melhor opção é enviar o anúncio por volta de 6 a 8 meses antes do casamento (de 9 meses a 1 ano, caso o seu seja um destination wedding). Isso garante aos seus convidados tempo suficiente para reservar suas passagens aéreas, guardar um dinheirinho extra e pedir uma folga do trabalho.

Para quem devo mandar um save the date?

Mande apenas para as pessoas que você tem certeza que quer presente no seu casamento. É legal mandar até mesmo para as pessoas “óbvias”, como pais, madrinhas e padrinhos, irmãos etc. Eles vão gostar do toque especial! :)

Exemplo de um save the date.

Exemplo de um cartão save the date.

Lembre-se, contudo, de deixar bem claro quem são as pessoas de fato convidadas. Escreva o nome de cada uma no envelope e evite colocar algo como “Fulano e família”. Isso abre aquela janelinha de oportunidade para que pessoas inesperadas apareçam no dia. Deixe claro também que esse é apenas um anúncio do dia, e que o convite oficial com todos os detalhes (local, horário etc.) será enviado em um futuro próximo (entre 2 e 3 meses antes do casamento).

Como me preparar para enviar o save the date?

Casal anunciando casamento

A primeira coisa que você deve fazer é escolher o seu fotógrafo de casamento. Esse profissional te ajudará com todos os aspectos da preparação, desde a realização de um ensaio de noivos até a criação do design dos cartões, a impressão de quantas unidades você precisar etc. Feito isso, é só mandar e pronto! :)

Mais dúvidas?

Enviar cartões desse tipo é uma prática muito comum entre noivos de outros países, como Estados Unidos e Europa. No Brasil esta ideia ainda não se tornou uma prática muito conhecida e portanto é normal que as noivas tenham muitas dúvidas com relação a ela. Se esse é o seu caso, não deixe de entrar em contato comigo ou deixar um comentário aí embaixo, farei questão de responder a cada uma delas o mais rápido possível.

Se gostou do artigo e quiser receber os próximos diretamente no seu email, assine nossa newsletter! É fácil e rápido:

Newsletter de Rafael Soares Photography



Um abraço,
Rafael Soares