No mundo dos casamentos, uma das coisas mais comuns é fotografar a preparação da noiva, o famoso making-of. São aquelas fotos bem bacanas que têm como objetivo registrar o dia da noiva em sua totalidade, da aplicação da maquiagem à “bagunçação*” da mesma que se dá no fim do dia, depois de muita dança e diversão.

Mas e a preparação do noivo? Muitos homens costumam não querer fazer essas fotos, talvez por não ser tão comum, mas acredito que principalmente por não entenderem o que está por trás de tal registro.

Afinal, por que fotografar a preparação do noivo?!

Foto da preparação do noivo no dia de seu casamento.

A resposta mais simples e direta para essa pergunta é uma só: o casamento é tanto da noiva quanto é do noivo. Muitos tendem a ver esse dia como o grande dia da noiva, mas a verdade é que o casamento é uma cerimônia na qual duas pessoas se comprometem para sempre uma com a outra, na qual duas pessoas que se amam começam uma família e uma nova história juntos.

Duas pessoas.

Por isso é muito importante que tenhamos registrado em belas fotografias tanto o dia da noiva como o dia do noivo. Daqui a 10, 20, 50 anos, essas imagens terão um valor simplesmente inestimável e vocês, noivos, agradecerão ao seu fotógrafo por ter registrado tudo de uma maneira tão completa, única e bonita.

Leia também: Casamento de dia ou de noite? Fatos que farão toda a diferença.

Mas além desse motivo, que é sem sombra de dúvidas o mais importante, podemos ainda apontar alguns outros. Fotografar a preparação do noivo pode ser uma desculpa para juntar toda a galera – padrinhos e melhores amigos – e fazer daquelas horas de espera um momento divertido, descontraído e relaxante. Comprem uns whiskies, umas cervejas, liguem um som e fiquem de boa até a hora do casamento.

Noivo e amigos se arrumando.

Noivo e amigos brindando no dia do casamento.

 

fotografo-de-casamento-noivo-5

O momento é ainda uma hora legal para fazer alguns retratos formais, longe da correria do dia, dos convidados que querem dar um abraço, enfim, é um tempo que podemos utilizar para fazer algumas fotos com mais calma.

O Álbum

Outro motivo importante refere-se ao álbum de casamento. Quando não há fotos da preparação do noivo, é muito comum que ele apareça pela primeira vez apenas nas fotos da cerimônia. Até lá, são páginas nas quais a noiva é o foco.

E então voltamos ao meu argumento inicial, e principal, de que o casamento é um dia tanto da noiva quanto do noivo. É um momento especial na vida dos dois e portanto ambos devem ser registrados de maneira completa.

É ou não é? :)

Deixem sua opinião aí nos comentários, me contem o que vocês acham sobre o assunto. Se quiserem podem entrar em contato e responderei assim que possível. Aguardarei ansioso por todas as suas opiniões!

Ah, não deixem de assinar a nossa lista para receber mais dicas como essa diretamente no seu email. Nenhum email impertinente será enviado, podem ficar tranqüilos.

Um abraço!

P.S.: *Bagunçação da maquiagem: o ato de bagunçar, borrar e desfazer a maquiagem feita com tanto carinho no começo do casamento. É uma decorrência normal de todo casamento no qual a noiva dança e se diverte um monte!
Às vezes eu invento umas palavras novas. :)
 
 

Lista de Email: Assine!