O planejamento de um casamento pode levar uma quantidade variada de tempo. Algumas noivas começam a tecer os planos com quase dois anos de antecipação, outras com um ano, sete meses ou até dois meses antes do grande dia (para aquelas um pouco mais apressadas! :) ). Seja como for, o planejamento é uma atividade frequentemente complexa e exige grande dedicação dos noivos – sim, da noiva E do noivo!

O fato é que mesmo com tanto planejamento, um frio na barriga e uma ansiedade de última hora são inevitáveis quando a data do grande dia está se aproximando. Duas semanas antes, um turbilhão de detalhes estará passando por sua cabeça, infinitas preocupações que farão as noivas mais ansiosas perderem o sono. O que fazer, então, quando sentir essa ansiedade de última hora?

Manter a calma! Sim, a primeira e mais importante tarefa é manter a calma e não entrar em pânico. Respire fundo e lembre-se daquele artigo que você leu no site do Rafael Soares Photography (este que você está lendo agora! ;) ), que dá dicas do que fazer nas duas últimas semanas antes do casamento.

 

1) Faça uma lista

check-list-de-casamento-fotografo-campinas
E verifique-a diariamente! Seja o mais detalhista possível, anotando desde o “ligar para o Buffet” até o “colocar o esmalte vermelho na mala”. É importante que essa lista esteja contigo a todo instante, pois são nos momentos mais aleatórios que nós lembramos de algo importante a fazer. Uma boa pedida é baixar um aplicativo para seu celular para lidar com essa lista, colocando data para cada tarefa etc. Caso queira o bom e velho papel e caneta, também funciona muito bem!

Muito frequentemente, contudo, essa lista se tornará maior e maior, chegando ao nível de se perder o controle sobre a mesma. Para solucionar esse problema, é muito importante…

2) Delegar
Sim, distribuir tarefas! Ainda que você tenha, até o momento, planejado todo o seu casamento sozinha, nessas duas últimas semanas é crucial que você se apoie nos ombros dos seus amigos. Noivo, madrinhas, mãe, amigos, enfim, qualquer pessoa na qual você possa confiar. Se você tiver uma coordenadora de casamento (também conhecida como cerimonialista), as coisas serão bem mais tranqüilas. Mas de qualquer maneira você deverá manter a sua listinha e delegar tarefas.

Ah, não deixe de manter um controle sobre tudo isso. Uma simples planilha de excel pode ajudar com isso, registrando que pessoa ficou responsável por qual tarefa.

3) Prepare-se para os convidados

Se você estiver recebendo convidados de outras cidades, confirme todos os aspectos necessários para evitar problemas no dia do casamento. Confirme hotéis, transporte, guias e tudo mais que seja necessário para cuidar dos convidados.

4) Confirme com o Buffet o número final de convidados

fotografo-de-casamento-campinas-20121207-milena-0002

Informe o número final de convidados ao Buffet.

Muito importante! A lista de convidados pode ir mudando ao longo do tempo, por isso é muito importante informar o número final ao buffet e ao local da recepção. Você não vai querer ninguém de pé, vai?! :)

5) Organize as mesas dos convidados
Com a lista final de convidados, organize a distribuição das mesas durante a recepção. Comece pelos mais fáceis (pais, avós, madrinhas etc.). Depois você pode começar a alojar os amigos e outros convidados.

6) Confirme todas as vestimentas que serão usadas durante o casamento
Quando você for para o último ajuste do seu vestido de casamento, assegure-se de levar todos – atenção, todos! – os itens que você for usar no dia. Isso inclui a roupa interior, o sapato, as jóias, as meias. Olhe-se no espelho por todos os ângulos para garantir que não há nenhum sutiã aparecendo ou marcas de roupa interior, por exemplo. Com relação ao sapato, caminhe bastante na sua casa para acostumar-se com o modelo e evitar qualquer desconforto que possa te incomodar durante o casamento.

Mesma coisa para os noivos!

7) Prepare-se para a lua de mel

Ligue para quem tiver que ligar a fim de confirmar todos os detalhes da viagem (hotel, avião, traslado do aeroporto etc.). Faça as malas e deixe-as prontas e fechadas. Separe todos os documentos necessários.

8) Viva o dia, antes do dia

Sente com o seu noivo, com sua família, com o/a cerimonialista e com o fotógrafo; passem e repassem o cronograma do dia, a fim de encontrar possíveis problemas com o mesmo. Se você preferir, escreva em um papel cada passo, cada momento do dia. Tenha certeza de que todos os padrinhos e madrinhas saibam suas tarefas e onde precisam estar em cada momento do dia.

 

fotografo-de-casamento-campinas-20121207-milena-0015

 

9) Não esqueça de você!

Saia com seu noivo. Muitos casais ficam tão centrados na preparação do casamento que esquecem de curtir um ao outro. Faça tudo ser romântico!

Passe no Spa. Marque um dia de Spa para você relaxar e expulsar toda a tensão que vem com o planejamento. Faça uma massagem, relaxe. Se preferir, leve seu noivo e faça disso uma experiência conjunta.

Vaia para a praia. Um ou dois dias apenas. Para relaxar, “pegar uma cor”!

Escolha um local tranqüilo para passar a noite anterior. Se você conseguir fazer isso na sua casa, ótimo. Caso contrário, reserve um quarto de hotel com uma madrinha e tenha uma noite tranqüila. Você vai precisar de uma bela noite de sono antes do grande dia!

 

E então? Tá se sentindo melhor? Siga essas dicas e fuja do estresse pré-casamento. É simples. Só precisa manter a calma e seguir o passo a passo! :)

E você, que dica daria para essas duas semanas antes do casamento?

Deixe sua dica nos comentários abaixo!

 

Não esqueça de curtir minha página no Facebook para nos mantermos em contato!