Escolher o fotógrafo ideal para registrar o seu casamento não é uma tarefa simples. Um dos momentos mais felizes da sua vida merece (ou melhor, deve!) ser recordado da melhor forma possível e de uma maneira que você absolutamente adore! Por isso é muito importante que você siga alguns passos essenciais durante o processo de escolha da pessoa que registrará o seu grande dia. A seguir coloco os principais pontos a serem considerados, os quais na minha opinião te ajudarão a tomar uma decisão mais consciente e compatível com os seus gostos pessoais.

Dicas para escolher o seu fotógrafo ideal

O estilo e a qualidade da fotografia

Bom, para começar é claro que você precisa gostar do estilo do fotógrafo. Eu recomendo que você dê uma boa olhada no site da pessoa, analisando as imagens, os momentos capturados, a criatividade, a qualidade da edição etc. Pergunte-se constantemente se você se sentiria feliz se recebesse imagens como aquelas no seu casamento. A resposta deve ser um sim bem seguro. Isso é muito importante, pois a última coisa que você quer é receber o álbum de casamento com fotografias que você não sente nem vontade de mostrar para os amigos.

A personalidade do fotógrafo (ou fotógrafa)

Tão importante quanto a qualidade das fotografias é a personalidade da pessoa que as criaram. Por que afirmo isso? Acredito que eu e você concordamos com o fato de que seu casamento é um dia único e muito especial. Nada deve sair errado e nada pode te aborrecer ou te chatear. Querendo ou não, seu fotógrafo te acompanhará durante quase todo o dia e é muito importante que vocês se dêem bem, que você não se sinta constrangida ou inibida. Isso se reflete claramente nas fotos finais, nas suas expressões faciais e corporais, na sua tranquilidade ao longo do dia etc.

Afinidade é um fator essencial na hora de escolher o fotógrafo do seu casamento.

Afinidade é muito importante. Você precisa se dar bem com seu fotógrafo e sentir-se confortável com sua presença.

Por isso é essencial que você conheça previamente o seu fotógrafo, que se comuniquem bastante um com o outro – antes do casamento – a fim de criar uma relação de confiança que se mostrará bastante benéfica no dia do casamento.

Não preciso nem dizer que essa história de não conhecer a pessoa que fotografará seu casamento não dá certo, né? Muitos estúdios possuem vários fotógrafos, que são alocados na semana do casamento sem nem conhecer o casal que estarão fotografando. Isso na minha opinião é um desserviço ao casal. Fotografia de casamento é emoção, é sentimento. O fotógrafo precisa conhecer o casal.

A experiência do dia

Rafael Soares Photography: fotógrafo de casamentos

A experiência deve ser agradável para você.

Acredito ser de grande importância saber como é trabalhar com o fotógrafo que você está querendo contratar. Uma boa dica é ler os comentários de casamentos anteriores (quase todo fotógrafo possui um blog onde publica trabalhos recentes), buscando descobrir o que as noivas e noivos disseram sobre a experiência e sobre as fotos finais. Nesse mundo virtual onde as pessoas se conectam cada vez mais facilmente, fica fácil também entrar em contato com esses clientes passados e pedir uma opinião sobre como foi a experiência de ser fotografado por tal ou tal fotógrafo. O Facebook ajuda bastante nessa hora. Mas lembre-se de que nem todos gostam de ser incomodados com isso, então não insista caso a pessoa não te responda (privacidade e respeito são muito importantes!). :)

Preço. Sim, também é importante.

Preço e qualidade estão sim, na maioria das vezes, diretamente relacionados. O que se nota na maioria das vezes, contudo, é a predominância do fator preço sobre o fator qualidade e isso leva as pessoas a contratarem fotógrafos cujos trabalhos não agradam aos noivos. É completamente compreensível o objetivo de se economizar o máximo possível, afinal o casamento como um todo já é bem caro e dinheiro não nasce em árvore, não é mesmo?

Mas se eu pudesse te indicar uma área na qual você não deve ignorar o fator qualidade, essa área seria a fotografia. Não estou dizendo para gastar muito com fotografia. Estou recomendando que você escolha seu fotógrafo baseado, primeiramente, na qualidade do mesmo e nos outros pontos que citei acima. Seu casamento é um dia único e você vai querer memórias lindas do mesmo. A fotografia é a recordação que fica para o resto da sua vida, para os seus filhos e netos. Pense bem, decida-se pelo fotógrafo que você realmente quer e não necessariamente pelo mais barato.

E você, em que pensa na hora de escolher seu fotógrafo?

Compartilhe comigo quais são as questões mais importantes para você. O que é essencial? Quais fatores você considera na hora de tomar a decisão final e escolher seu fotógrafo de casamento? Deixe um comentário abaixo para sabermos a sua opinião!

Lista de Email: Assine!