Essa semana estou iniciando uma nova série de posts no blog com o intuito de responder ou comentar diversas questões que podem surgir na cabeça de uma noiva durante o planejamento do casamento. A ideia é criar um banco de dados bem bacana para referência futura por parte de todos vocês. Portanto se você aí tem uma pergunta que gostaria que fosse respondida, me manda uma mensagem e fique no aguardo dos próximos posts! ;) Você pode assinar nossa lista de email aqui.

Decidi começar pela questão de quando fazer o casamento por que acredito ser bastante relevante para muitas pessoas que estão talvez ainda presas à tradição, que no Brasil é casar-se à noite.

Casamentos diurnos e casamentos noturnos, ambos apresentam suas vantagens e desvantagens, a decisão vai depender obviamente do gosto da noiva e do que se deseja para o dia do casamento.

Casamentos de dia

Casamento de dia

As vantagens de se realizar seu casamento durante o dia.

1. Geralmente é mais barato

O primeiro e mais comum motivo colocado a favor do casamento durante o dia é o custo. Casórios realizados durante a manhã ou à tarde costumam sair mais baratos, por diversos motivos. O primeiro é o valor da locação do salão, ou da chácara/sítio/fazenda, onde se realizará a recepção: pelo fato de ser em um horário que ainda poucas pessoas têm interesse, o valor a se pagar é geralmente menor. E os salões fazem isso até mesmo porque eles têm a possibilidade de re-organizar o lugar e ainda hospedar um outro casamento noturno, no mesmo dia.

Outro motivo para ser mais barato refere-se ao buffet. Por ser um casamento matinal ou no final da tarde, as comidas oferecidas são diferentes do jantar que se costuma oferecer à noite. São salgadinhos, torradas, coisas mais leves e claramente mais baratas. As próprias bebidas alcoólicas são menos consumidas, por fatores óbvios. Aquele open bar não vai sair tão caro assim! ;)

Leia também:
Por que fotografar a preparação do noivo?
Como escolher seu fotógrafo de casamento?

2. A luz, a luz, a luz!

É, agora vem o maior motivo de todos (para mim, que sou fotógrafo de casamentos rs).
A luz durante o dia é maravilhosa!

Sejamos honestos, fotografia é uma das partes mais importantes do seu casamento! Depois de aproveitar e ter um dia perfeito, tudo o que você quer é ter cada pedacinho desse dia tão bonito registrado da melhor maneira possível em um álbum literalmente maravilhoso.

Casando-se durante o dia, as fotos saem mais vivas, mais coloridas, mais atraentes! Há muitas outras possibilidades de cenários e situações se comparado com casamentos noturnos.

3. O tempo depois do casamento

Após o casamento também é importante!

Após o casamento também é importante!

Esse é outro ponto que muitas pessoas não se dão conta do quão legal pode ser. Recentemente eu vi uma reportagem de um jornal da Inglaterra apresentando uma estatística no mínimo inesperada: mais de 50% dos casais recém-casados não faziam sexo na sua noite de núpcias! Você sabia disso?!

O fato é que casamentos noturnos não colaboram. Os noivos terão passado um dia bem intenso e cansativo, e uma noite cheia de dança, abraços, risadas, conversas e bebidas! Chega no hotel depois, a probabilidade de vocês, noiva e noivo, estarem quebrados é bem alta. Sem falar naqueles noivos (estou falando de você? hehe) que não se controlam, bebem todas e passam a noite vomitando no banheiro. É, acontece…

O outro fato é que um casamento durante o dia permite que vocês aproveitem o resto dele de maneira muito mais íntima e gostosa. Vocês estão se casando porque obviamente gostam de ter a companhia um do outro. Pense na possibilidade de relaxar após a festa de casamento, arrumar os últimos detalhes da mala da lua de mel, comprar um livro juntos para ler durante o vôo. E depois passar uma noite verdadeiramente digna do dia do seu casamento!

Agora vamos aos pontos negativos de se casar durante o dia:

1. A noiva precisa acordar cedo, bem cedo!

Esse é um dos problemas que muitas pessoas citam como sendo motivo suficiente para não se casar durante o dia. As noivas muitas vezes querem ter bastante tempo para se arrumar e não ter que se preocupar com a hora (ainda que tenham um horário a cumprir). O fato é que sim, você noiva terá que se levantar cedo, por volta das 6h, 7h da manhã, dependendo do horário do seu casamento.

Mas eu não vejo isso como um grande problema. Aproveite esse horário para tomar um bom café da manhã, abrir a janela, respirar aquele arzinho fresco e se inspirar da melhor maneira possível para esse dia que está começando.

2. O dia pode ser bem quente, dependendo da época do ano

Essa é uma questão importante, afinal ninguém quer derreter em uma cerimônia de casamento. No Brasil principalmente, a época de verão (e bom, ultimamente nem tem mais época específica, pode acontecer qualquer dia do ano) pode ser bem quente, passando dos 30ºC facilmente.

Não é, contudo, um problema sem solução. Para os casamentos diurnos e realizados em ambientes fechados, o ar-condicionado está aí para isso. Para os casamentos diurnos e externos, há várias opções criativas no mercado para amenizar o calor e não deixar nenhum convidado morrer de calor. Pode-se escolher um local bem arborizado (e há vários), de modo que as sombras predominem. Pode-se utilizar essas tendas de tecido para criar um ambiente mais ameno. E até mesmo climatizadores externos, para diminuir o calor. Planejamento é essencial.

Casamentos de noite

fotografo-casamento-campinas-noite

1. A festa é mais divertida

Esse é um dos principais argumentos dados pelos defensores do casamento noturno. Muita gente quer aquela balada bem agitada, com todo mundo tomando e dançando, curtindo ao máximo! De fato uma festa noturna é mais propensa para esse cenário e se isso é o que você deseja, vá em frente, casamento de noite é pra você! :)

Mas não se engane com aquela ideia de que ninguém vai dançar se o casamento for de manhã, ou à tarde. A experiência mostra que, se vocês noivos dançarem e chamarem o pessoal pra dançar, a galera vai! Coloquem a música, agitem os convidados e a festa acontece, independente do horário.

2. Muito tempo para se arrumar e aproveitar o dia da noiva

Está cada vez mais comum alguns salões de beleza oferecem o Dia da Noiva. Um dia em que ela recebe todos os cuidados, café da manhã especial, massagem, relaxamento e toda a preparação para o casamento. Um casamento noturno com certeza forneceria o tempo necessário para ter essa experiência, que de fato é bastante legal para a noiva.

3. Open-bar, pode sair caro

O jeito que funciona é o seguinte: grande parte da bebida contratada é consignada, ou seja, você paga apenas se consumirem. Uma festa noturna, com aquela balada forte no final, pode abrir a possibilidade para muita bebedeira e, consequentemente, muitos gastos para o seu bolso.

Outro fator, que é ainda mais preocupante, é a questão de como seus convidados irão embora. Por mais desejável que todos utilizassem Táxis para voltar às suas casas, são pouquíssimos os que o fazem. A maioria voltam dirigindo, mesmo depois de tanta bebida. É algo para se pensar, ninguém quer um acidente, não é mesmo?

Esses foram os pontos que eu decidi colocar para talvez ajudar vocês que estão na dúvida de qual horário escolher para seu casamento. Há com certeza vários outros pontos positivos e negativos para ambas as opções, mas para não deixar o post muito longo decidi priorizar.



Qual a sua opinião?

Mas e você, que outras vantagens e desvantagens você vê para cada tipo de casamento?
O seu casamento dos sonhos seria de dia ou de noite? Deixe sua opinião aí nos comentários!
Para receber mais posts como esse no seu email, assine a Newsletter de Rafael Soares Photography.