Essas dicas são exatamente para você, futura mamãe, que está querendo guardar as recordações dessa fase da sua vida de maneira muito especial e bonita. Vou te contar uma coisa: você está no caminho certo!

Sim, grande parte da tarefa está nas mãos (ou devo dizer nos olhos?!) do fotógrafo. Existem, porém, algumas coisinhas que você pode fazer para garantir um ensaio perfeito, do jeitinho que você está sonhando. São passos bem simples, que você mesmo pode providenciar. Curiosa? Vamos a eles!

 

1) Planeje seu ensaio para o 7º ou 8º mês

Esse é o período em que sua barriga-de-futura-mamãe está bem grande e redonda, perfeita para uma Sessão Mamãe! Isso não significa que você está proibida de marcar um ensaio antes desses meses, a escolha é sempre sua. Contudo, caso você esteja planejando realizar apenas um ensaio fotográfico durante a sua gestação, a minha recomendação é que você espere até o 7º ou 8º mês. ;)

 

2) Pense no que você está desejando

A coisa mais importante, absolutamente essencial, completamente indispensável, é: Você tem que simplesmente se apaixonar pelas fotos finais! Esse é o meu objetivo e eu vou dar o meu melhor para cumpri-lo. Para alcançar o resultado ideal para você, eu preciso te conhecer como pessoa e saber exatamente o que você está buscando, quais as suas expectativas. Cada pessoa é diferente da outra e consequentemente suas fotos também serão diferentes. Você e eu conversaremos bastante sobre isso a fim de se chegar ao estilo de ensaio ideal para a sua pessoa! Até lá, você já pode começar a pensar nisso. O que você gostaria de ver nessas fotografias daqui a 10, 20, 30 anos? Que tipos de fotos você gostaria de mostrar para sua família e amigos? Que foto você adoraria pendurar na parede do seu quarto, ou na sua sala? São perguntas que você poderia responder de modo a definir o que exatamente você está querendo.

Mas não se preocupe! De qualquer maneira nós conversaremos bastante sobre isso! :)

 

3) Dos seus sonhos: assim devem estar suas unhas e sua maquiagem

Não sei se você já tinha pensado nisso, mas suas mãos vão aparecer BASTANTE nas fotos! Tenha isso em mente durante a preparação para o ensaio. Não precisa necessariamente pintar as unhas, isso vai muito do seu estilo (e do estilo fotográfico que você está buscando, lembra-se da dica #1? :) ). O principal é estarem bem cortadas, limpas e bonitas.

Eu sei que a maioria de vocês já tomam esse cuidado diariamente mas não custa nada deixar o lembrete, não é mesmo? Tudo para que suas fotos saiam perfeitas.

Com relação à maquiagem, não exagere! Tenha em mente o estilo de foto que você quer e lembre-se que não se trata de uma festa ou algo do tipo. Coloque algo suave, sutil, que simplesmente te agrade. O segredo é você se sentir muito bem!

 

4) A grande pergunta: como se vestir?

Eu ousaria afirmar que essa é a grande dúvida que muitas pessoas têm ao se prepararem para um ensaio fotográfico. Embora isso mude de estilo para estilo, posso dar algumas sugestões. (As seguintes sugestões são para o ensaio de gestante que você está se programando para fazer, mas podem ser adaptadas para qualquer sessão fotográfica).

Vestido para mamães

Um exemplo de vestido que salienta a sua barriga. Fonte: A Pea in the Pod

  • Escolha roupas com cores sólidas e, se possível, com textura. 
  • Dê prioridade a roupas que salientem a sua grande e redonda barriga-de-futura-mamãe. Isso é bastante importante! Afinal, é a sua barriga o que você mais quer mostrar, não? :)
    Criar uma divisão entre o busto e a barriga é essencial, de modo a salientá-la ainda mais. Você pode usar um laço, por exemplo, ou um cinto caso a roupa não crie por si mesma essa linha divisória.
  • Roupas mais justas (pelo menos na região da barriga) são mais adequadas para um ensaio de gestante.
  • Evite vestir roupas com estampas. Seu visual deve ser simples e “limpo”, de modo a não criar distrações para a imagem final.

 

Veja exemplos de roupas aqui.

E lembre-se, essas são apenas sugestões. O seu visual quem escolhe é você. O mais importante é que você se sinta confortável na roupa que escolher.

 

5) Complemente com bonitos acessórios

O uso de acessórios pode agregar muito valor às suas fotos. Anéis, pulseiras, colares, cintos, presilhas de cabelo etc. etc. etc. (você muito provavelmente sabe muito mais disso do que eu!) proporcionam detalhes valiosos para a foto, que acabam contando um pouco sobre a sua personalidade, sobre você. Portanto, não deixe de levar seus acessórios preferidos para o ensaio (isto é, apenas caso você goste de usá-los!).

A regra da simplicidade continua valendo: nada de distrações para competir com a sua barriga. Os acessórios servem para complementar apenas.

Lembre-se: Você e a sua barriga são as estrelas do nosso ensaio.

 

6) Evite marcas causadas por roupas e acessórios

Essa é uma dica básica e que faz uma grande diferença. Evite utilizar óculos durante as duas horas anteriores à sessão de fotos. Mesmo que esteja aquele sol super forte, não use seu óculos de sol. Você não vai gostar de ver aquelas duas marquinhas que ficam no nariz após o uso dos óculos. E elas demoram pra sair!

Se você quiser fotos da sua barriga sem roupa por cima, tome cuidado para não usar roupas que deixem marcas na pele, como elásticos ou fivelas de cinto.

E com relação aos acessórios, leve-os em uma pequena bolsa e os coloque apenas na hora de tirar a foto. Isso também evitará possíveis marcas na pele (caso precisemos tirar alguma foto sem esses acessórios).

 

Conclusão

Lembre-se que você e a sua barriga são as estrelas do ensaio fotográfico. Um ensaio que tem como objetivo contar a sua história, o seu momento, a sua felicidade. Tendo isso em mente, vista-se de um modo que você absolutamente ame. O mais importante é levar muita alegria e aproveitar o ensaio! Sim, será bastante divertido! :)

Espero que estas informações tenham sido úteis para você! Não deixe de compartilhar com qualquer pessoa que possa estar interessada.

Um abraço!